sábado, 10 de abril de 2021

Nova diretoria da SPBN rompe com ex-presidente ao descobrir irregularidades

Associados estão sendo convidados para tomar conhecimento da situação

Por Rodrigo Siqueira


De portas fechadas desde 2013, o centenário Hospital Santa Cruz, vive um novo capítulo em sua história. Desde agosto de 2020 à frente da instituição, o médico Pedro Archer adotou como prioridade fazer o levantamento da real situação da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Niterói a fim de levá-la ao conhecimento dos sócios. Mesmo tendo encabeçado a chapa única eleita por aclamação nas últimas eleições a convite de Vinícius Nery — ex-presidente da SPBN muito criticado por parte dos sócios e de ex-funcionários devido ao modo obscuro como conduzia a instituição —, Dr. Archer encontrou diversas irregularidades e um cenário de terra arrasada, contrário a tudo que foi divulgado pela administração anterior, inclusive à grande mídia, e que acabou por motivar o rompimento entre ambos.


Dr. Pedro Archer, na sala da presidência da SPBN. | Imagem: Divulgação

De acordo com o Dr. Pedro Archer, ao assumir o mandato, as dependências da administração estavam totalmente desestruturadas, a contabilidade não tinha sido devidamente apresentada pela gestão anterior, o complexo do HSC foi entregue depredado e o Lar João Miranda, que atendia idosos, encontrava-se interditado pela Vigilância Sanitária desde 2017. “Não havia sequer uma cópia disponível do estatuto. Não foi feita uma transição. Fizemos um levantamento de informações e constatamos que ocorreram irregularidades em relação aos pagamentos dos aluguéis, que eram realizados mediante cheques ao portador, sem a  devida comprovação de entrada contábil à SPBN. Por diversas vezes, solicitamos a comprovação contábil de entrada destes pagamentos, mas o ex-presidente (Vinícius Nery) nunca fez a devida apresentação”, relata o Dr. Archer.



Em material de campanha enviado aos associados, a administração de Vinícius Nery celebrava informatização, contabilidade, salários e INSS em dia. Um cenário bem diferente do que foi herdado pelo seu sucessor, o Dr. Pedro Archer. | Imagem: Reprodução.


Além do recolhimento irregular dos aluguéis, com depósitos em contas estranhas à instituição, Archer destaca o contrato firmado pela administração de Nery com a empresa TN Parking, que explora o serviço de estacionamento na sede da SPBN. De acordo com o documento, as obrigações da empresa locatária se resumem à realização de obras de benfeitorias nos pátios inferior e superior da sede e à aquisição de equipamentos e sistema para o estacionamento, sem que nenhum valor seja pago pela exploração do espaço. “Trata-se de um contrato leonino. Transformaram o Hospital Santa Cruz em um estacionamento particular”, classifica Archer, que ingressou com ação de rescisão contratual na 9ª Vara Cível de Niterói.


Em comunicado de fevereiro de 2020, a diretoria anterior afirmava que os valores recebidos com aluguéis das clínicas seriam para pagamento de dívidas trabalhistas. | Imagem: Reprodução


O convite da diretoria executiva aos associados para que tomassem conhecimento da situação da instituição teve boa recepção. A expectativa é que, com a conclusão do levantamento que vem sendo realizado, seja viabilizada a reativação dos 300 leitos do complexo do HSC. “Agora, aguardo a apresentação do relatório na reunião semestral do Conselho Deliberativo. Uma participação maior dos sócios é fundamental”, disse o associado Armando Piccinini.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

CASO NECESSÁRIO, CLIQUE EM "Carregar mais..." PARA CONTINUAR

SOMENTE ACEITAREMOS OS SÓCIOS DA SPBN COM NOME E MATRÍCULA, E OS NÃO-SÓCIOS COM NOME E SOBRENOME